Consumo Consciente

Os aparelhos de ar-condicionado são os maiores consumidores de energia elétrica em uma residência, só perdendo para o boiler (aquecedor de água elétrico) e para o fogão elétrico (equipamento pouco usado no Brasil). Segundo cálculos do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), o ar-condicionado, durante o verão, é responsável por um terço do gasto de eletricidade doméstico.
Em uma residência em que a média da conta de energia elétrica é R$ 62,00 (consumo de 169 mês/kWh), somente o ar-condicionado equivale a aproximadamente a R$ 20,60 da conta e corresponde a um consumo de aproximadamente 56,33 mês/kWh! Veja como gastar menos para manter sua casa refrescada no verão:
· Ao instalar o aparelho de ar-condicionado, evite que o sol bata sobre ele.
· Deixe as janelas e as portas do ambiente refrigerado fechadas e desligue o aparelho quando o ambiente estiver vazio.
· Feche janelas e cortinas do ambiente refrigerado, impedindo que o sol bata lá dentro, pois isso vai aumentar a temperatura interna e exigir mais trabalho do ar-condicionado.
· Ao comprar um aparelho de ar-condicionado, prefira os que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia elétrica. Como o ar-condicionado gasta muito, usar um equipamento com o selo faz grande diferença na economia de energia.
· Procure comprar um equipamento adequado para o ambiente em que será instalado, evitando o uso de um aparelho com muita potência (e que gasta mais energia) em um lugar pequeno.
· Mantenha os filtros sempre limpos, pois a sujeira prejudica a circulação de ar e exige que o motor trabalhe mais, aumentando o gasto de energia.
a. clara :)